top of page
  • Lattes
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Há desenvolvimento digital sem cibersegurança?


Segundo a nossa Carta Magna de 1988, a segurança faz parte das obrigações que o Estado tem diante de seu povo. Quando ao tratar de sociedade digital visualiza-se o ambiente cibernético, assim imagina-se que o Estado deva cuidar também da cibersegurança do seu povo. Mas como o Estado vai proteger o seu povo quando não está conseguindo se proteger?


Vejamos as seguintes notícias:

  • STJ confirma que hacker criptografou dados, mas processos têm backup…[1]

  • TJ-RS é vítima do ransomware REvil. Gangue pede U$ 5 milhões pelo resgate[2]

  • O misterioso vazamento de CPFs, dados de 104 milhões de veículos e 40 milhões de CNPJs[3]

  • Megavazamento: Dados de ministros do STF estão à venda na internet[4]

Assim, diante das quatro matérias jornalísticas citadas, como um governo deseja passar por um processo de transformação digital? Não há desenvolvimento sem segurança, e o principal caminho para que ocorra êxito no processo de inovação, digitalização, desburocratização e de governo digital, é a capacitação primeiramente do povo em sua totalidade, em busca de diminuir a desigualdade digital.

Uma cidade, estado ou país só consegue ser inteligente diante da transformação digital, através de ações que promova o conhecimento e capacitação das pessoas para contribuírem com esse processo.

Legiferações direcionadas à inteligência artificial, criptoativos, IoT, digitalização, compliance, só atingirá pessoas e empresas públicas e privadas que já estejam capacitadas e preparadas para esse momento de transformação digital. Todos os brasileiros estão incluídos nesse processo? Não. Isso provocará cada vez mais desigualdade digital e a redução de oportunidades aos não capacitados.

Mesmo que alguns possam achar utópico, percebe-se que o Brasil tem sim potencial para desenvolvimento digital, mas lembrando, apenas com a capacitação de toda a população, reitero. Vejamos o exemplo da campanha antitabagismo. O Brasil é exemplo mundial quando trata de combate ao uso de tabaco. Mas como isso ocorreu? Ocorre ainda, conscientização.

Assim, deixo a reflexão. A capacitação é o principal caminho para que as novas e as gerações atuais se preparem cada vez mais, pois mesmo com o mundo se transformando para o formato digital, o cenário ainda é de elevada e ascendente desigualdade digital, assim reitero: Não há desenvolvimento digital sem Cibersegurança.


Referências


[1] UOL. STJ confirma que hacker criptografou dados, mas processos têm backup… Disponível em: <https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/05/site-do-stj-sai-do-ar-apos-ataque-hacker-saude-tambem-investiga-invasao.htm?cmpid=copiaecola >. Acessado em 07 mai 2021.

[2] THEHACK. TJ-RS é vítima do ransomware REvil. Gangue pede U$ 5 milhões pelo resgate. Disponível em: <https://thehack.com.br/tj-rs-e-vitima-do-ransomware-revil-gangue-pede-u-5-milhoes-pelo-resgate/ >. Acessado em 07 mai 2021.

[3] CAPITAL DIGITAL. O misterioso vazamento de CPFs, dados de 104 milhões de veículos e 40 milhões de CNPJs. Disponível em: <http://capitaldigital.com.br/o-misterioso-vazamento-de-cpfs-dados-de-104-milhoes-de-veiculos-e-40-milhoes-de-cnpjs/ >. Acessado em 07 mai 2021.

[4] MIGALHAS. Megavazamento: Dados de ministros do STF estão à venda na internet. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/quentes/339790/megavazamento-dados-de-ministros-do-stf-estao-a-venda-na-internet>. Acessado em 07 mai 2021.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

Contate-nos

Obrigado por enviar!

Rua Edgar Coelho de Alencar, 359 - Sala 02

CEP 63024-440 - Juazeiro do Norte - Ceará - Brasil

CNPJ: 32.779.633/0001-36

© 2019-2022 - Todos os Direitos Reservados

bottom of page