top of page
  • Lattes
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Livros para (TODOS) compreenderem sobre a Sociedade Ciberespacial.


ree


Deseja compreender melhor sobre o poder e a "soberania do ciberespaço"?


Esse post apresenta alguns livros de diversos autores, sejam que se apresenta com base científica, como outros através da compreensão sobre o futurismo através de ficções, assim como principalmente as obras com base filosófica.


Assim como o Direito é o instrumento que regula a sociedade, a tecnologia ciberespacial está basicamente em tudo que realizamos, como lazer, educação, trabalho, pesquisa, TUDO!


Esses livros são direcionados para todas as pessoas, independente de formação acadêmica, pois servirão para evoluir o conhecimento e aproximar a percepção social da relação juscibernética, entre o Direito e o Ciberespaço.



Cibercultura (Pierre Lévy)



ree

O que é cibercultura? Quais suas implicações no campo da educação, do trabalho, da política, dos direitos? O filósofo Pierre Lévy responde a estas e outras questões suscitadas pela Internet e pelas novas tecnologias de forma clara e acessível aos não especialistas.












Future Crimes (Marc Goodman)



ree

Os avanços tecnológicos têm beneficiado nosso mundo de maneiras inimagináveis, mas há um lado sinistro: a tecnologia pode se voltar contra nós. Os hackers podem ativar babás eletrônicas para espionar as famílias, os ladrões estão analisando as redes sociais para planejar invasões de domicílio e os stalkers estão explorando o GPS de smartphones para monitorar cada movimento de suas vítimas, mas isso é apenas o começo. Com uma sólida carreira em segurança pública e contraterrorismo, Marc Goodman leva os leitores a uma jornada pelos recantos mais sombrios da internet. Como uma leitura de ficção científica, mas com base em fatos científicos, Future Crimes explora como os criminosos estão prontos para sequestrar as tecnologias do futuro, incluindo a robótica, a biologia sintética e a inteligência artificial. Goodman oferece uma saída com os passos claros que devemos tomar para sobreviver ao progresso que se desdobra diante de nós. Future Crimes mostra como podemos retomar o controle de nossos dispositivos e explorar o enorme poder da tecnologia para o avanço da humanidade, antes que seja tarde demais.


O Direito e o Ciberespaço (Claudio Joel B Lóssio)



ree

Esta obra contempla assuntos que buscam explicar algumas problemáticas diante do Direito e o Ciberespaço, assim como a preocupação dos Estados diante das relações público-privadas pela sociedade civil global por meio da internet. Assim, no primeiro momento serão apresentados, de forma breve, alguns institutos que fornecerão os subsídios necessários para que a leitura dos demais conteúdos se torne mais acessível.

A apresentação das ciências cibernética, juscibernética e do ciberespaço, assim como o conceito da Cyber-Drittwirkung, "soberania do ciberespaço" e a Teoria Pentadimensional, trazendo o tempo e o espaço para complementar o assunto, o valor e a norma, estarão presentes.

A Galáxia da Internet (Manuel Castells)



ree

Apontado pela The Economist como o primeiro e mais importante filósofo do ciberespaço, Manuel Castells analisa nesse livro a internet como espinha dorsal das sociedades contemporâneas e da nova economia mundial, desvendando sua lógica, suas imposições e a liberdade que ela nos dá. Evitando fazer prescrições e previsões, apresenta dados fartos e pesquisa detalhada para ajudar a compreender como a internet é o meio pelo qual nos tornamos habitantes de uma rede global.


Em A galáxia da internet, Castells retraça a história da ascensão da internet; discute o e-business, a nova economia e os conceitos de comunidade virtual e de sociedade em rede; analisa a multimídia e a geografia da web e debate a ideia de partilha virtual, destacando ainda as contradições criadas pela internet e os problemas das sociedades em rede. Ao fim de cada capítulo, sugestões de links de leitura e e-lines correlacionados ampliam os temas de interesse tanto para estudiosos de economia, política e homens de negócios quanto para o público em geral.


A Arte de Enganar (Mitnick & Simon)



ree

Todos os firewalls e protocolos de criptografia do mundo nunca serão suficientes para deter um hacker decidido a atacar um banco de dados corporativo ou um empregado revoltado determinado a paralisar um sistema. Neste livro, Mitnick fornece cenários realistas de conspirações, falcatruas e ataques de engenharia social aos negócios - e suas conseqüências. Convidando você a entrar na mente complexa de um hacker, este livro ilustra como até mesmo os sistemas de informações mais bem protegidos são suscetíveis a um determinado ataque realizado por um artista da trapaça passando-se por um fiscal do IR ou outro personagem aparentemente inocente. Este livro explora, de forma envolvente e agradável, o motivo pelo qual cada ataque foi tão bem-sucedido - e como ele poderia ter sido evitado. As aventuras de Kevin Mitnick como cibercriminoso e fugitivo de uma das caçadas mais exaustivas da história do FBI deram origem a dezenas de artigos, livros, filmes e documentários. Desde que foi solto de uma prisão federal, Mitnick deu uma virada na sua vida e estabeleceu-se como um dos especialistas em segurança de computadores mais requisitados de todo o mundo. Neste livro, o hacker mais famoso do mundo fornece orientações específicas para o desenvolvimento de protocolos, programas de treinamento e manuais para garantir que o investimento em segurança técnica sofisticada de uma empresa não seja em vão.


A Quarta Revolução Industrial (Klaus Schwab)



ree

A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou.

Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas e possíveis perigos.

A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano.

Como fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos.

Após observar em primeira mão como os líderes mundiais navegaram pela revolução digital, Schwab está convencido de que estamos no início de um período ainda mais emocionante e desafiador.

Esta obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa. E o mais importante, o autor explica por que a Quarta Revolução Industrial é algo fabricado por nós mesmos e está sob nosso controle, e como as novas formas de colaboração e governança, acompanhadas por uma narrativa positiva e compartilhada, podem dar forma à nova Revolução Industrial para o benefício de todos.


Neuromancer (Willian Gibson)



ree

O Céu sobre o porto tinha cor de televisão num canal fora do ar. Considerada a obra precursora do movimento cyberpunk e um clássico da ficção científica moderna, Neuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da matrix. Como punição por tentar enganar os patrões, seu sistema nervoso foi contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Agora, ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, cometendo pequenos crimes para sobreviver, e acaba se envolvendo em uma jornada que mudará para sempre o mundo e a percepção da realidade. Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o romance de estreia de William Gibson. Esta obra distópica, publicada em 1984, antevê, de modo muito preciso, vários aspectos fundamentais da sociedade atual e de sua relação com a tecnologia. Foi o primeiro livro a ganhar a chamada “tríplice coroa da ficção científica”: os prestigiados prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick.


Condão (Mochel Neto)



ree

Tecnologia robótica, petabytes, Direito Eletrônico. Esses termos fazem parte do cotidiano de Edwardo, um jovem que vive em uma sociedade ultratecnológica em que o controle da informação tornou-se o meio de referência para todos. Programador virtual, ele tem uma vida estabilizada, já que suas preocupações resumem-se ao trabalho, ao relacionamento amoroso com Sílvia, biogeneticista, e à amizade antiga e franca com Jânio, professor de História Moderna e especialista na teoria do Condão. No entanto, ao presenciar, involuntariamente, o assassinato de dois jov...






Social Killers.COM (Parker & Slate)



ree

A realidade, ainda que virtual, pode ser bem mais assustadora que a ficção. Enquanto um vampiro precisaria ser convidado para entrar, um psicopata on-line não vai perder a oportunidade de entrar quando encontra janelas abertas. Cuidado com o que você curte.

SOCIAL KILLERS - AMIGOS VIRTUAIS, ASSASSINOS REAIS é um livro assustadoramente verdadeiro. Seus autores, RJ Parker e JJ Slate, reúnem alguns dos casos mais angustiantes de criminosos que usaram as redes sociais para se aproximar de suas vítimas. Stalkers, predadores sexuais, assassinos, canibais, torturadores. A lista, infelizmente, não é pequena. E novas solicitações de amizade continuam chegando a cada dia.

Parker e Slate deixam claro que esse não é um fenômeno novo. Muito antes da internet, criminosos usavam classificados de jornal para descobrir e atrair suas presas. Mas o anonimato da web permite que cada vez mais lobos usem roupas de cordeiro nas suas fotos de perfil.


Fundamentos do Direito Digital (Wolfgang Hoffmann)



ree

WOLFGANG HOFFMANN-RIEM oferece ao público de língua portuguesa uma visão transversal, mas ao mesmo tempo impressionantemente atualizada, simultaneamente clara e densa do ponto de vista científico, de alguns dos principais temas relacionados ao fenômeno da digitalização para e no Direito, explorando, ademais disso, os problemas e desafios mais expressivos, de sorte a oferecer referencial de qualidade ímpar para o desenvolvimento dos estudos acadêmicos – mas também insights para a prática – no Brasil e no mundo lusófono. Vale sublinhar que o próprio autor aponta, no capítulo introdutório, para o fato de que mesmo focado no Direito alemão e europeu, campo de sua atuação, os problemas causados pelas tecnologias digitais nos diversos sistemas jurídicos são estruturalmente comparáveis, de tal sorte que as abordagens e soluções acabam revelando muitos paralelos, a despeito das peculiaridades das tradições culturais e dos procedimentos legais dos diferentes países. Nesse sentido, basta olhar o sumário da obra, para notar que este trabalho contempla sólidas noções sobre os principais conceitos, inclusive de natureza técnica (v.g., algoritmos, inteligência artificial, Big Data etc.), e explora a diferença entre regras legais e digitalizadas, o controle digital do comportamento, os desafios jurídicos relacionados ao Big Data e da proteção de dados, a proteção dos direitos fundamentais diante dos desafios da digitalização, o problema da boa governança digital e da regulação e de suas possíveis manifestações, além do uso das tecnologias digitais no Direito.?


Algoritmos de Destruição em Massa (Cathy O`Neil)



ree

Na prática, a rede foi tomada pelo que Cathy O’Neil chama de algoritmos de destruição em massa. Esses algoritmos transformaram a rede em uma poderosa plataforma de propaganda que manipula eleições traçando perfis baseados em histórico de navegação e comportamento e utilizando publicidade microdirecionada.


A autora cita, por exemplo, um experimento feito pelo Facebook que modificou a linha do tempo de dois milhões de usuários para exibir majoritariamente conteúdos políticos, deixando de lado outros tipos de publicações.


Ao final do experimento, constatou-se que os alvos do experimento estavam mais propensos a ir votar. Como se sabe, o voto é facultativo nos Estados Unidos e boa parte dos esforços de campanha é para fazer o eleitor sair de casa para votar.


Box Zygmunt Bauman. Para Entender o Mundo Líquido (Zygmund Bauman)



ree

Perspicaz analista de temas contemporâneos, Zygmunt Bauman foi o grande pensador da modernidade. Sociólogo, professor, veterano da Segunda Guerra Mundial, judeu e ex-refugiado, sua vida se entrelaça com os acontecimentos mais marcantes do século XX, e sua obra levou milhares de pessoas a pensar a sociedade atual através do conceito de liquidez criado por ele. Esse box imperdível reúne quatro livros que pensam a sociedade atual através desse conceito: em Modernidade líquida, Bauman denuncia "um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível"; Amor líquido, grande best-seller do autor, é fundamental para a compreensão das relações afetivas hoje; em Medo líquido aborda um dos maiores problemas da nossa sociedade; e sua obra mais recente, Nascidos em tempos líquidos, uma reflexão sobre as gerações nascidas na sociedade líquida e em constante mudança. MODERNIDADE LÍQUIDA A modernidade imediata é "leve", "líquida", "fluida" e infinitamente mais dinâmica que a modernidade "sólida" que suplantou. Bauman esclarece como a transição de uma a outra acarretou profundas mudanças na vida humana. E nos auxilia a repensar os conceitos e esquemas cognitivos usados para descrever a experiência individual e sua história conjunta. AMOR LÍQUIDO Bauman investiga de que forma nossas relações tornam-se cada vez mais "flexíveis", gerando níveis de insegurança sempre maiores. A prioridade a relacionamentos em redes virtuais, que podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta: não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a nossa capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada. MEDO LÍQUIDO O medo é uma das marcas do nosso tempo e vivemos em meio a uma ansiedade constante. Temos medo de perder o emprego, medo da violência urbana, do terrorismo, medo de ficar sem o amor do parceiro, da exclusão. O resultado? Temos que acumular conhecimentos, circulamos dentro de shopping centers, dirigimos carros blindados, vivemos em condomínios fechados. Nesse livro, Bauman mapeia as origens comuns das ansiedades na modernidade líquida e examina mecanismos que possam deter a influência do medo sobre as nossas vidas. NASCIDOS EM TEMPOS LÍQUIDOS Neste diálogo com um jovem jornalista italiano, Bauman reflete sobre o mundo das gerações que desde o berço pertencem a uma sociedade líquida e em contínua mudança. A partir de experiências distintas, eles conversam a respeito dos mais diversos fenômenos da cultura atual: cirurgia plástica, tatuagens, hipsters, bullying, web, dinâmicas sexuais e amorosas na era das mídias sociais. O autor visita também temas fundamentais de seu pensamento, como a sociedade de consumidores, a fragilidade dos laços humanos, os conceitos de comunidade e identidade, e a conciliação entre liberdade e segurança.


Sobre o Futuro (Martin Ress)



ree

A humanidade chegou a um momento crítico. Nosso mundo está instável, se transformando rapidamente, e nós enfrentaremos riscos existenciais ao longo do próximo século. Vários resultados – bons e ruins – são possíveis. Mas ainda assim nossa abordagem ao futuro é caracterizada por pensamentos de curto prazo, debates polarizados, retóricas alarmistas e pessimismo. Neste breve e empolgante livro, o autor de best-sellers e cientista renomado Martin Rees argumenta que as perspectivas da humanidade dependem de adotarmos uma abordagem muito diferente para planejar o amanhã. O futuro da humanidade está vinculado ao futuro da ciência e depende do sucesso da utilização de avanços tecnológicos no tratamento de nossos desafios. Com o objetivo de usar a ciência para resolver nossos problemas enquanto evitamos riscos distópicos, devemos pensar de forma racional, global, coletiva e otimista no longo prazo. Avanços em biotecnologia, cibertecnologia, robótica e inteligência artificial – se buscados e aplicados sabiamente – poderiam aprimorar tanto os países em desenvolvimento quanto os desenvolvidos e superar as ameaças que a humanidade enfrenta na Terra; de mudanças climáticas a guerras nucleares. Ao mesmo tempo, maiores avanços em ciências espaciais permitirão à humanidade explorar o sistema solar e além por meio de robôs e IA.


Proteção de Dados e Compliance Digital (Claudio Joel B Lóssio)



ree

A obra contempla de forma interdisciplinar conteúdos que envolvem o direito, as tecnologias da informação e comunicação, gestão e governança, com teorias de quem atua na prática. Pesquisa fundamentada na legislação comparada com diplomas legal do Brasil, de Portugal e internacional. A tecnologia da informação tornou-se, com o passar dos anos, uma condicionante na vida das pessoas, sendo determinante para que várias atividades sejam exercidas diante da sociedade da informação, seja no lazer, labor, banca, estudos, praticamente tudo. Preservar e garantir os direitos fundamentais individuais, sociais e coletivos perante uma sociedade da informação proporcionada e catalisada pelo espaço cibernético - onde o tempo é completamente diferente daquele do nosso modelo social convencional -, torna-se, portanto, cada vez mais desafiador.


Eu, Robô (Isac Asimov)



ree

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô, escrito pelo Bom Doutor, Isaac Asimov foi publicado originalmente em 1950. O livro serviu como base para o roteiro do filme homônimo, no qual Will Smith interpreta o protagonista, o detetive Del Spooner. Porém, a obra é bastante diferente da história apresentada nas telonas. Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência. Eu, Robô inicia-se com uma entrevista com a Dra. Susan Calvin, uma psicóloga roboticista da U.S Robots & Mechanical. Ela é o fio condutor da obra, responsável por contar os relatos de seu trabalho e também da evolução dos autômatos. Algumas histórias são mais leves e emocionantes como Robbie, o robô baba, outras, como Razão, levam o leitor a refletir sobre religião e até sobre sua condição humana. A edição traz um posfácio escrito pelo próprio autor sobre sua história de amor com os robôs, tão comuns em sua obra.


Big Tech (Evgeny Morozov)



ree

Reunião dos principais artigos de um dos mais influentes especialistas em tecnologia e em internet do mundo, Evgeny Morozov. Big tech problematiza a lógica do chamado "solucionismo" tecnológico, que enxerga a tecnologia como panaceia para problemas que instituições falharam em resolver. O livro alerta que a internet e plataformas tecnológicas baseadas em dados pessoais (Airbnb, Uber, Facebook e WhatsApp, para dar alguns exemplos), diferente do que se costuma acreditar, podem servir de ferramenta contrária à democracia, dependendo da maneira como são usadas. Extremamente atual, abordando os efeitos positivos e negativos do universo automatizado em que vivemos, este livro faz parte da coleção Exit e comporta os textos essenciais do autor, inédito em português. ––– Este livro faz parte da Coleção Exit – um espaço editorial que busca identificar e analisar criticamente vários temas do mundo contemporâneo. Já conhece todos os títulos da coleção?


Muito além do Antivírus (Cleórbete Santos)



ree

Utilizando uma linguagem clara e objetiva por meio de exemplos do cotidiano e tutoriais de utilização dos aplicativos de segurança mais modernos, “Muito além do antivírus” é com certeza o livro indicado para que você, usuário não técnico, possa proteger seus arquivos, seus computadores, seus negócios, sua família e a si mesmo contra a ação de pessoas mal-intencionadas, sejam estas habitantes ou não da perigosa e densa selva por nós chamada de Internet.

Como proteger e ocultar informações importantes, apagar arquivos de forma a torná-los irrecuperáveis, esconder informações sigilosas em fotos, navegar na Internet de forma totalmente anônima, enviar e-mails sem identificação, evitar que informações importantes de sua empresa sejam copiadas sem permissão, e como agir em caso de crimes sofridos na Internet, são algumas das técnicas que você aprenderá a utilizar sem a necessidade de possuir conhecimento técnico, e o melhor de tudo, utilizando aplicativos gratuitos e de fácil uso (ao final do livro há tutoriais completos sobre a utilização de cada tecnologia).

Além disso, você adentrará no excitante mundo da espionagem e da contra-espionagem, aprendendo, por exemplo, a transformar um simples aparelho celular em um espião eletrônico, a título de ouvir conversações à distância sem que os espionados percebam.




Pois é, essa é uma breve lista de livros que pode evoluir o seu conhecimento acerca da sociedade diante do Direito e do Ciberespaço.


Mas é claro, existem muitos outros grandes livros.


Qual a sua dica de livro para ACRESCENTAR a essa lista?


Em breve... Parte 2, 3, 4, 5...

Comentários


Contate-nos

Obrigado por enviar!

Rua Edgar Coelho de Alencar, 359 - Sala 02

CEP 63024-440 - Juazeiro do Norte - Ceará - Brasil

CNPJ: 32.779.633/0001-36

© 2019-2022 - Todos os Direitos Reservados

bottom of page